Resenha - A Linguagem das Flores, Vanessa Diffenbaugh - Corujando - de olho em livros, filmes e novidades literárias
resenha category image Resenha – A Linguagem das Flores, Vanessa Diffenbaugh 21/04/12 - Comentários

Título original: The Language of Flowers
Título: A Linguagem das Flores
Reunidos por: Vanessa Diffenbaugh
Editora: Arqueiro
Rating: ★★★★☆

Desde o início da leitura eu não sabia muito bem o que esperar. As resenhas que eu tinha lido não me cativaram muito – independente da qualidade – eu não senti aquela conexão leitor-autor na capa/título/resumo.

Mas por que não? Na verdade, eu nem sei porque foi ele o escolhido, no fim das contas. Cortesia da Arqueiro, foi mais uma aleatoridade minha do que uma escolha de algo que eu ansiava.

Depois de terminar a leitura eu me pergunto: Por que diabos eu não li este livro antes?

A história de Victória Jones é comovente. Pulou de internato a internato desde que fora abandonada, bebê, e Meredith – a assistente social encarregada de lhe procurar um lar – era o contato mais próximo que tinha. Agora com dezoito anos, Victoria não tem nada. Está emancipada, sem ter onde ir, sem vida para seguir, só um bocado de medo e amargura.

O livro é dividido em quatro partes, quatro partes que cada vez mais te provam a personalidade forte e teimosia da protagonista. Os capítulos se alternam entre o presente e sua infância, quando Meredith lhe encaminhava para outra casa que supostamente se tornaria seu lar, ao lado de Elizabeth e é aí que a história se desenrola.

Sua paixão por flores a leva a cultivar o próprio jardim na praça – onde começa a “morar” –, os significados de cada espécie brotando na sua cabeça todas as vezes. Aprendizado adquirido com Elizabeth, Vic sabe os nomes e significados das flores, costume oriundo da época vitoriana, onde os jovens apaixonados se comunicavam por elas. As flores de Victória sempre foram seu porto seguro.

Não demora e ela pede emprego para uma florista local. Mas quando parece que tudo estará nos eixos, ela se depara com o conflito interno de enfrentar seus medos e tristezas e com o misterioso vendedor de flores.

O que mais dizer deste livro? A vida da protagonista passa num pulo e você se vê acompanhando cada cena, cada detalhe com o ar preso nos pulmões. Emoção transborda. A história é degustável, você a constrói mentalmente aos pouquinhos com as informações diversas que cada capítulo dá.

É um livro diferente, não tem um enredo comum. Prá lá de encantador, intenso, Vanessa soube nos prender a vida da nossa florista e nos fez viver cada pedacinho de emoção. Amei a narrativa desta autora, fiquei abobada.

E no fim do livro, nos deparamos com um dicionário de flores. Me surpreendi com a Nota da Autora, que menciona que construiu seu dicionário de flores da mesma forma que a personagem principal fez o seu. Serviu para adocicar o meu encanto pelo livro. Recomendo! Boa leitura (:


Compartilhar
Postado por:
Chel Lima
Deixe aqui seu comentário!

CommentLuv badge


11 comentários »
21/04/2012 às 01:31
Você já comentou 8 vezes.

Oi Rachel!

Toda resenha que leio fala tão bem desse livro! cada vez fico mais curiosa. Só não solicito agora porque estou esperando ficar disponível “O melhor de mim” do Nicholas!

Beijoo
Brenda Lorrainy
cataventodeideias.com
Brenda Lorrainy recently posted..Novidades da semana #4My Profile

[Reply]


21/04/2012 às 14:06
Visitante assíduo e já deixou 19 comentários.

Só vejo resenhas positivas desse livro. Me encantei com a capa e quero muito ler. Vou ver se solicito na Arqueiro qualquer hora *_*
Bjuxxxx

[Reply]


22/04/2012 às 18:23
Visitante assíduo e já deixou 39 comentários.

Ei Rachel!

Até agora só vi pessoas que se encantaram com este livro! Me deu uma super vontade de ler *-*
Realmente é um enredo super diferente, eu nunca tinha visto nada parecido. Embora eu não seja amante de flores, pode ser uma experiência legal.
Já está na listinha ;)
Ótima resenha!

Bjoos’
Lets

[Reply]


23/04/2012 às 22:33
Você já comentou 3 vezes.

Não me interessei muito pelo livro em si mas a sua paixão por flores me interessou bastante.

So Just Smile

[Reply]


24/04/2012 às 11:29
Visitante assíduo e já deixou 15 comentários.

Ah que resenha mais fofa!
Este livro já está a tempos na minha lista de desejados! Não vejo a hora de lê-lo!

Beijokas

PS: Rachel, deixa eu perguntar uma coisa, quanto tempo a Arqueiro demora pra enviar os livros aos seus parceiros? Sou a mais nova parceira deles e estou em dúvida sobre isso! Obrigada!

[Reply]


24/04/2012 às 16:46
Você já comentou 9 vezes.

Oi, tudo bem? :)
Quanto tempo não venho aqui! (risos)
Sabe que quando vi esse livro na estante da Saraiva, eu quase morri. A capa dele me cativou desde o início e eu o queria só por ela. Eu ainda não o li, mas espero fazê-lo o quanto antes. Muito boa a sua resenha.
Um beijão querida!
Camila Leite

@sonhospontinhos
http://sonhosentrepontinhos.com
Camila Leite recently posted..[Especial] O Senhor do AmanhãMy Profile

[Reply]


25/04/2012 às 18:15
Visitante assíduo e já deixou 24 comentários.

Eu sempre quis ler esse livro, ams ahco que nunca o comprei por querer outros. Minha amiga tem e com certeza pedirei emprestado, se ela emprestar, é claro. :) Acho a capa linda e eu já sabia que no final tem o dicionário das flores. Adorei a idéia! :)
Adorei a resenha, amiga!
Beijos ;*

[Reply]


May
25/04/2012 às 23:46
Visitante assíduo e já deixou 35 comentários.

OMG! Já tinha falado contigo no msn que estava querendo ler esse livro, e agora com essa resenha PERFEITA, vou ter que pedi-lo à Arqueiro o quanto antes! *–*

Beijinhos,
May ;*

[Reply]


26/04/2012 às 14:48
Visitante assíduo e já deixou 18 comentários.

Sabe o que eu acho bacana ao ler as resenhas sobre este livro? Todos dizem a mesma coisa. Que não tinham vontade de ler o livro, que escolheram por aleatoriedade, mas que, ao ler, pensaram “por que não li este livro antes?”. Acho que é por conta da capa que, apesar de ser bonita, não é chamativa. Eu, por exemplo, ainda não quis ler por causa deste motivo. Beijão
Babi Lorentz recently posted..Assista: EnroladosMy Profile

[Reply]


27/04/2012 às 23:51
Você já comentou 4 vezes.

Oi, Rachel!
Essa é a primeira resenha que leio desse livro, pelo menos que eu me lembre hahahaha. Mas gostei muito do enredo, parece ser tão intenso e emocionante… Acho que já sei qual será minha próxima solicitação à Arqueiro :D

Beijos!

[Reply]


05/05/2012 às 21:46
Visitante assíduo e já deixou 26 comentários.

Esse livro parece totalmente encantador! Fiquei com muita vontade de lê-lo. Eu já sabia que as flores tem significados, mas não conheço muito sobre isso, gostaria de aprendê-lo.
Dasty-Sama recently posted..LutoMy Profile

[Reply]